quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Altos e baixos em 6 de Outubro

Nesse segundo dia, a maioria das pessoas já chegou bem animada para tudo que ia acontecer. Ao sinal da segunda aula, muitos já se dirigiram para o saguão, outros tiveram que ser chamados na sala e ainda outros foram retidos por professores.

Após a massa ter se organizado e sentado, foram expostos e esclarecidos os acontecimentos das suas reuniões do dia anterior:

- Reunião com os aluno do médio no técnico - basicamente foi comentada como foram abordados assuntos aleatórios como Deleite Day e que pouco foi falado. Também foi comentada a postura do diretor em não responder as questões levantadas. E ao fim dessa reunião ele informou o então desejo de falar apenas com 5 representantes de cada sala.

- Reunião com os pais - durante a reunião realizada as 20h com os pais, o que mais ficou foi a indignação dos próprios pais e a esquiva do nosso diretor ante os questionamentos deles. Ficou provado que temos os pais ao nosso lado e que partilhamos do mesmo pensamento. Também foi comentado como nosso diretor tentou fugir silenciosamente da reunião e depois pediu apoio a um único pai, sendo repudiado.

Depois dessas informações, tivemos um pequeno conflito com a coordenadora que tentou interferir em nossa assembléia usando de uma caixa de som. Por nossa insistência em manter a reunião fechada, a caixa de som foi desligada e ela não mais interferiu.

Foram necessários alguns minutos e gritos, mas em pouco tempo nos organizamos de forma eficiente e funcional para que todos falassem. Obviamente houveram alguns problemas nessa organização, mas foi importante o fato de que conseguimos uma proximidade e interação muito grande nesse primeiro momento.

Foi falado das nossas principais reivindicações, mas também foram citados muitos assuntos desnecessários e repetidos. Foi necessário puxar o foco para o que seria a real luta: a reunião aberta com o diretor. Vendo que não havia organização daquela forma, foi pedido que as classes se organizassem e colocassem suas propostas em uma folha. Foi dada uma hora para isso.

Nesse meio tempo, um dos alunos que se destacou como orador foi escolhido para nos representar e levado a uma reunião com um Suiço e alguns dos que estavam a frente nesse dia. Retiramos argumentos legais para defender a reunião com o diretor que serão publicados aqui em sequencia.

Quando foi chegado o horário de retorno ao saguão houve uma grande confusão. Muitos se desentenderam com a exigência por parte da administração da escola de que fossem entregues os nomes dos cinco para que se fosse realizada a reunião.

Enquanto se discutia isso em um canto, foram passada algumas orientações de como se comportar para os que estavam sentados e o orador foi posto a frente para instruí-los das bases legais retiradas da reunião. E a discussão no canto se acalorando ao ponto de muios ânimos se exaltarem.

Nesse tempo, também, o diretor chegou a escola, e também foi chamada a polícia, que ao chegar percebeu que se tratava de uma manifestação pacífica e ali permaneceu. Alguns alunos se dirigiram a sala do diretor para conversar sobre a reunião.

Houve a tentativa de expor tudo que estava acontecendo em relação a reunião dos 75, mas a chegada constante de informações deixou tudo difícil. Por fim, acabaram-se escolhendo cinco pessoas de cada sala, foi tentado obter a atenção de todos novamente mas com o sinal da saída houve um grande tumulto.

No fim, os que estavam na sala saíram e os fatos são:

- Haverá uma reunião com os 75 representantes na segunda-feira, nas duas últimas aulas.
- Foi-se dito que amanhã todos os que não fossem representantes entrariam na aula.

Houve algumas discussões acaloradas, houve manifestações opostas. Mas no fim estamos juntos nessa novamente, mesmo com tudo que aconteceu.

Hoje não foi uma vitória, e nem uma derrota.

Demos um passo, há quem diga que pra frente, há quem diga que pra trás. Mas os fatos não voltam, já aconteceu. Temos uma oportunidade e a usaremos.

Se amanhã haverá manifestação ou não, ainda é assunto para amanhã e todos vocês serão informados, da mesma forma que foram quando tudo isso começou.

O fato é que prepararemos os 75 para a reunião, e precisamos que todos estejam unidos para que se algo der errado, partamos para a batalha de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário